quinta-feira, 26 de abril de 2007

Boujou, um dos mais avançado software de Tracker 2D e 3D

Boujou, um dos mais avançado software de Tracker 2D e 3D disponível no mercado mundial. O Boujou tem revolucionado o trabalho de composição de objetos 3D/2D em filmagens com grandes movimentações de câmera, tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos. Segundo a 2d3, o Boujou é tão poderoso que eles ainda não conhecem os limites do software, e a cada novo trabalho descobrem uma nova função, o que garante uma grande flexibilidade em diversos tipos de aplicações.

Com o Boujou é possível, a partir de uma tomada filmada, extrair informações 3D, como posicionamento e animações da câmera, automaticamente, podendo-se em seguida levá-las para qualquer software compatível com o Boujou, como o 3ds Max, combustion, Flair, Flame/Inferno, Houdini, Light- wave, Maya, SoftImage and SoftImage XSI.

O funcionamento do Boujou é bastante simples, em primeiro lugar deveremos importar para dentro do programa o vídeo do qual iremos extrair as informações 3D da câmera, que poderá ser um arquivo AVI, ou mesmo um arquivo sequencial. Em seguida o programa irá iniciar a análise completa da cena. Esta análise consiste em extrair, a partir de um vídeo 2D, o posicionamento e o movimento da câmera utilizada para a filmagem da cena, desta forma ele irá processar milhares de pontos simultâneos e criar a partir destes pontos a câmera 3D, de forma precisa, sem a necessidade de nenhuma informação adicional.

Uma vez finalizada a análise de pontos, é possível exportar as informações geradas para um programa 3D, como o 3D Studio MAX, para a colocação de outros elementos virtuais na cena, que não estavam presentes na hora da filmagem.

Boujou já está sendo utilizado por grandes empresas da área de efeitos especiais, e um dos seus recentes trabalhos inclui o filme “Pearl Harbor”, de Michael Bay, tendo sido utilizado largamente nas cenas de combate aéreo.

Por ser uma solução baseada em software, e não em hardware, o Boujou é de fácil aprendizado, e roda em estações de Windows NT, 2000 ou XP.





5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o boujou. MAs tenho problemas ao importa a camera dele no after effects. Percebi q a movimentacao da camera q foi gerada no boujou nao é a mesma quando importo no after.
O traqueamento no boujou ficou exlente, mas no after ficou pessimo.
Sempre importo a camera no after como (.ma) camera de maya.

Play Kids Brasil disse...

ola o boujou e fassio encontrar vidio aula dele?

Anônimo disse...

CARA O BOUJOU É MUITO BOM, SÓ QUE AS IMPORTAÇÕES PARA O AFTER NÃO TÁ LEGAL MESMO ACHO QUE ESTAMOS COMETENDO OS MESMOS ERROS?

Anônimo disse...

...onde posso conseguir o programa? pois ja procurei bastante mas ta difícel achar...vlw!!!

Alexandre Canario disse...

coloca no google Boujou rapidshare que aparece milhares de site..

Justice - D.A.N.C.E

POLLINATE - Como pensar criativamente

Vale a pena ver... É impressionante notar a quantidade de trabalho que foi posta nesta produção. E, acima de tudo, é muito inspirador. Altamente recomendado para qualquer um desafiado a ter idéias criativas, em qualquer área de actividade. No site da Belief tem a segunda parte....