terça-feira, 1 de maio de 2007

Uso do Motion Capture pelo estúdio Casablanca


Hoje queria falar em especial de um filme que fizemos para Europa.
A grande novidade deste filme foi o uso de Motion Capture.
Em parceria com a RPM Produtora foi um trabalho muito interessante de desenvolver.

Motion Capture para quem chegou agora, é uma técnica onde colocamos pontos ou sensores no corpo de um ator e com isso podemos capturar seus movimentos, para aplicar posteriormente em personagens digitais.

Como animador de personagens eu sempre tive uma aversão por esse equipamento, por tirar o poder de criar algo mais artístico afim de captar um movimento mais "mecânico" porém realista.
O que aprendi nesse processo é que tudo tem sua aplicação, tanto em termos estéticos, de direção, ou mesmo de prazo. Sabemos que em publicidade tempo é um item muito raro e caro.

Como artista 3d e agora como supervisor 3D foi uma grande experiência utilizar o motion capture, ali descobrimos possibilidades e idéias novas foram surgindo. Para uma grande pós-produtora como a Casablanca Effects era necessário adquirir este know how para oferecer para todos nossos clientes.

Além do software proprietário, utilizado no equipamento de Motion Capture, usamos o Motion Builder da Alias para para trabalhar toda a informação gerada pelo Motion Capture.
O grande trunfo no motion capture é que você pode ver em real time no dia da gravação qual o resultado final da animação, usamos um modelo em baixa resolução para ter poder de processamento.
Ator ja com a roupa usada para captura. Um dos técnicos ajustando os pontos da roupa.
O interessante é que este equipamento da RPM Produtora é mais avançado que muitos sistemas que vemos por ai. Pois em vez de bolinhas brancas, temos sensores mesmo, com leds vermelhos, além de ser uma tecnologia mais precisa, da um efeito muito bacana.
A cada início de uma cena, onde capturamos varios takes, o ator tem que fazer a posição de T.
Esta posição permite ajustar as informações captadas no personagem 3D.

Para a montagem do equipamente precisamos de aproximadamente 1 hora, onde todas as câmeras, no total de 12 neste caso, eram calibradas, um equipamento parecido com uma Axes 3D (x,y,z) só que real é posicionado no centro das câmeras, isso tudo para o perfeito ajuste da calibragem, ou toda informação pode ser perdida.



Aqui eu (rickmax) e Pepeu verificando o animatic e story board.
Dirigimos pela primeira vez uma seção de motion capture, é muito parecido com um set de filmagem, a diferença é que em vez de uma temos 12 câmeras, e toda informação se resume a pontinhos num espaço digital.
O processo é engraçado, pois ninguém tinha muita familiaridade com o processo, nem mesmo o ator, e muita brincadeiras surgiram. Até pela "elegância" da roupa.
Para nós dois que dirigimos ator e equipe técnica, foi também muito cansativo, como não tem limitação de film, fita, ou qualquer meio físico, além do nosso físico, podíamos repetir e repetir cada take.

Trabalhando com publicidade sabemos que um comercial tem 30 segundos, no nosso caso tinha até mais, 45 segundos. Isso não é vantagem quando você tem que cronometrar a ação do ator, ou seja, ele não pode ficar livre totalmente para determinada ação, além de executa-la ele deve fazer no tempo certo.
Como já preparamos um animatic 3D, tínhamos um tempo exato de cada cena, essa foi uma das tarefas mais árduas de todo o processo.

Enfim, motion capture é algo divertido de usar, mas como dizem por ai, "Use com Parcimônia".
Não precisa ser totalmente "duro" como muitos dizem, inlcusive eu no início do processo, podemos brincar com as informações geradas, distorcer, dobrar, exagerar.
Claro que não temos a liberdade de uma animação feita a mão. Mas cada projeto é um projeto diferente com necessidades diferentes.
Abracos e espero ter ajudado com alguma informação extra.

Autor: Ricardo Pimentel

Um comentário:

roberto_so_fine disse...

Falando nisso, vc conhece algum software freeware ou open para captura?

Justice - D.A.N.C.E

POLLINATE - Como pensar criativamente

Vale a pena ver... É impressionante notar a quantidade de trabalho que foi posta nesta produção. E, acima de tudo, é muito inspirador. Altamente recomendado para qualquer um desafiado a ter idéias criativas, em qualquer área de actividade. No site da Belief tem a segunda parte....