terça-feira, 21 de agosto de 2007

Guia Motion Iniciantes

Eu não curto muito as comunidades do orkut,pois a maioria só tem gente querendo tirar sarro com quem esta começando... mais devo tirar o chapeu para algumas e uma delas e a
Motion Graphics onde sempre se encontra texto inteligentes e construtivos...
um deles foi publicado pelo Paulo Tenorio.

Guia Motion Iniciantes
Galera resolvi fazer esse texto pq as vezes recebo alguns emails de pessoas que querem entender mais sobre motion. Ta aih. Sao 11 dicas pra quem ta comecando. Espero que vcs gostem. Desculpem os erros de portugues mas meu teclado nao aceita acento aqui no trabalho... Eh um saco. Foi mal :) ps.( se alguem sobre como faz isso no mac de uma maneira rapido de trocar me avisa)

Muita gente quando ve trabalhos como o da Lobo, da Psyop ou qualquer trabalho complexo de mograph, imagina que um dia quando tiver dominando os softwares ou tiver uma boa equipe vai fazer tb. Eh um conceito meio perigoso sabe, pq cria expectativas um pouco fora da realiddade. Eu nao to desanimando vc nao :) longe disso, mas vc precisa entender +- como funciona o mercado de motion. Os melhores trabalhos que vc ve na net tipo os da Buck, Psyop.tv, Belief... Eles sao feitos por uma puuuuta equipe. Moh galera trampa nas pecas. tem o diretor de arte, o diretor de criacao, o diretor de animacao, os designers, os animadores, editores, 3D guys, clientes, sempre clientes... Dai vc tira uma ideia como eh complicado o processo. Num nivel mais simples, tipo um clipe do Charlie Brown ou qualque outro. Envolve no minimo umas 4-5 pessoas soh na parte de design/direcao/animacao . Tambem tem o fator de Hardware. Animacao eh pesadissimo. Precisa de muiiiiito render e paciencia. E por ultimo o nivel masi normal de motion eh o comercial varejo ou institucional. Esses sim sao o que muita gente luta pra aplicar uma coisa legal mas quase nunca tem um cliente ou produtora disposta a apostar num visual diferente, numa ideia bacana. Viver nisso eh dar murro em ponta de faca. Muiiiita genet reclama "poorra aqui na empresa soh pego os varejo fudido que nao da pra fazer nada..." Se vc pensa em trabalhar com motiondesign. Esse eh o lugar errado pra vc parceiro. Mas considere isso uma fase de transicao e sempre estude bastante pra nao ficar o resto da vida na mesma empresa fazendo a mesma coisa. Nada cai do ceu.

O suor naum aperece na animacao mas lembre de colocar um pouco todo dia. Junte grana e ao inves de comprar o seu golzinho dando 10 mil de entrada e dividindo o resto... Esse eh o vacilo. Se vc quiser mesmo entrar de cabeca no mercado, esquece ter alguma coisa durante um bom tempo. Se vc ja tiver pensa seriamente em vender e investir em vc mesmo. Pega essa grana e passa 6 meses estudando e fazendo freela. Isso muda muita coisa.

Essa eh a parte que muita gente nao entende mas acho que eh bom saber que ja "evita a fadiga" depois neh chaves? rs .

Vamo pra o que interessa MotionDesign, Mograph ou animacao mermo eh um conceito muiiito recente. As ferramentas tb sao. Mas a base eh antiga. A base eh comunicacao. Design. A essencia de motiondesign eh transmitir uma ideia atraves de uma maneira criativa. Mas usando a animacao/movimento como elemento principal. Isso nao quer dizer que vc precisa colocar colocar uma vaca dentro do carro pra fazer um bom material. Tippografia eh muito forte em motion e a sensibilidade pra criar um fluxo de animacao que cause no espectador a sensao planejada ou nao(meio caetano) tambem. Isso significa Motion eh a mistura de vaarias disciplinas, design, tipografia, ilustracao, marketing, viadagem, tem que ter o lado gay mermo senao como vc vai explicar pra o cliente pq vc quer essa cor e ele um azul "forte"... Tudo isso misturado da MotionDesign. Ai agora vc pensa " intaum eu to fudido neh, pq nao sei animar ainda, meu design eh meia boca..." Nao eh bem assim. Lembre-se sempre vc tem a ajuda dos universitarios, vc nao precisa criar tudo. Faca uma parte, se dedique a animacao, depois va passando por essas outras disciplinas...

Chega desses conceitos meio loko, vamo pras ferramentas em si:

1) Adobe After effects

Eh aqui que vc vai passar a maior parte do seu tempo. Nao tem jeito facil de aprender ou atalho. Eh o dia a dia mesmo. E assistindo aulas online, lendo tutoriais etc...

2) 3DMax ou Cinema4D

Pq essas duas? Pq sao as ferramentas com interface e recursos mais amigaveis pra quem vai fazer motion.

3) Adobe Photoshop

Quem nao souber o que eh tenta vestibular pra direto que eh a melhor coisa que vc faz da sua vida...

4) Adobe Illustrator

Aqui ta a manha. Illustrator eh uma ferramenta essencial. Se vc ainda nao souber, da uma estudada. Entra em um curso de desenho pra ter o basico mesmo e depois eh soh passar tempo usando que vc vai ver o quanto facilita na criacao de masks, paths pra cameras... coisa pra kct

5) Adobe Fireworks

Eh uma otima ferramenta pra quem ta vindo da web. Eh soh usar do mesmo jeito que vc usa pra web mas na hora exporta escolha como PSD e Layers. Abra no After e pronto.

6) Particulas - Particle Illusion

Pelo amor de deus cuidado na hora de usar esse software ele vem com um zilhao de opcoes. Primeiro vc vai achar animal, depois de 10min vc vai ta passando mal e tonto de tanta coisa. Depois vc descobre que 90% do que ta ali vc nao usa diariamente. Massss continua sendo uma otima ferramenta.

7) PLUGINS AFTER EFFECTS

Nao faz miligare. Falo isso pq vejo o after effects de muitas produtoras com pelo menos uns 87 plugins diferentes... eu dou uma dica. Desinstala todos. Os que eu uso e acho suficiente pra qualquer designer : DFT 55mm , Trapcode Kit, Sapphire Pack.
Pra chromakey: Depende muito, vai variar pq em muito nego fela da puta que vai gravar no estudio e deixa sombra, corta canela, faz tudo que ce imaginar pq " La em cima os cara do after resolvem.." filha da puta rapaz. Mas pra isso tem o Keylight e mascara.

Hardware

Muita gente pergunta qual o melhor PC ou MAC? Eu posso falar os dois sao quase a mesma coisa. A diferenca maior eh o OS(sistema operacional).
O que isso significa:
no MAC vc nao tem Virus, Pop-pup, o after nao trava tanto, vc passa um mes sem nem desligar o computador e vai ser a mesma coisa.
no PC vc tem esses problemas mas o Valor eh mais baixo e vc acha plugins piratas mais facilmente.(ai vai de cada um neh)...

Mas uma boa configuracao hoje seria essa pra MAC:

http://store.apple.com/1-800-MY-APPLE/WebObjects/AppleStore.woa/wa/RSLID?nplm=FA765LL/A
Esse eh um Macpro penultima versao. Ja que tamo falando pra o Brasil. Entao esse eh um puta equipamento.

Pra PC:

http://www.preview.com.br/loja/PersonalizarConfiguracao.aspx?sID=79
Apesar de ser Baiana(jk) a preview tem um excelente atendimento e preco tb. Essa maquina eh ideal pra custo/beneficio.

9) Cursos/escolas

Acho que tudo eh valido. No brasil tem a cadritech e outras que ensinam a operar os softwares. Eh muito legal mas nao esperem muita coisa.
Aprender online eh de graca ou quase. sites como www.lynda.com ou mesmo google vao ajudar muito vc.

10) INGLES

Eh my brother, ou aprende ou vc se fuck... Eh a mais importante ferramenta. INGLES. Lembre disso. Tudo gira nessa lingua. As melhores empresas, os melhores profissionais, os desenvolvedores de softwares, os tutoriais, meu site :) . Eh serio sem ingles nao da pra fazer nada, naaada mesmo. Eu sei que isso eh foda mas por enquanto ingles ainda domina o mercado de motion, softwares e aulas...

11) SITES
Basicamente essas sao os sites que eu visito com frequencia.

www.motionographer.com
www.mograph.net
www.brasilinspired.com
www.pauloblob.com (heheheheheheh)

Eh isso ai galera, espero que vcs gostem desse resumo. Desculpem os palavroes e os erros de portugues.

Abracao!

original:

Dica:Paulo Tenorio

4 comentários:

Anônimo disse...

mto bom esse texto.. pr aquem ta começando e pra quem já está na área um tempo, e se liga q saber desenhar usando illustrator é essencial..

boa canário! fala pro rob bianchi q body board já era...rsss

William disse...

Realmente acho que esse blog tem que continuar para que nós os iniciantes possamos trocar ideias e experiencias com os profissionais do mercado e saber o que nos espera so tenho a agradecer os profissionais aqui desse blog. Grande abraço e vamos em frente.
Tambem podemos chegar lá.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. assino embaixo cada "elogio" àqueles que acham que "os caras do after" resolvem.
Abraço e sucesso àqueles que quiserem entrar nessa área trabalhosa, pouco reconhecida mas viciante e apaixonante (essa foi a parte "veada")

Anônimo disse...

Hello. And Bye.

Justice - D.A.N.C.E

POLLINATE - Como pensar criativamente

Vale a pena ver... É impressionante notar a quantidade de trabalho que foi posta nesta produção. E, acima de tudo, é muito inspirador. Altamente recomendado para qualquer um desafiado a ter idéias criativas, em qualquer área de actividade. No site da Belief tem a segunda parte....